Header Ads Widget

Ídolo do Bayern dá dicas a laterais e analisa estilo de Vini Jr


Recent in Sports
Condé destaca força do Ceará contra Palmeiras e projeta volta
Fortaleza contrata novo analista de desempenho
Sem atuar há mais de seis, Jeh volta a ficar à disposição na Ponte Preta após lesão incomum
Atacante da Inter de Milão descarta Yamal melhor do mundo
Apenas o sucesso do "Manobol" pode salvar a temporada do Grêmio

Philipp Lahm está afastado dos gramados desde 2017, mas ainda lembra bem a importância do trabalho que fazia como lateral do Bayern de Munique e da seleção alemã. O ex-jogador escreveu um artigo em que analisa grandes protagonistas nos ataques da Champions League e deu dicas de como faria para tentar parar esses adversários. Entre eles, Vinicius Junior, Lamine Yamal e Khvicha Kvaratskhelia.

— (Sobre Vini Jr.) Seus dribles e mudanças de direção me lembram Robben e Ribéry. No entanto, ele tende a ser menos diligente defensivamente, o que lhe dá oportunidades de atacar em momentos de transição. Defendê-lo com a bola é mais difícil. Não acho que Vinicius Jr. possa ser neutralizado, mas é crucial não lhe dar espaço para se movimentar por dentro — escreveu Philipp Lahm ao jornal "The Athletic".

— (Sobre Vini Jr.) Seus dribles e mudanças de direção me lembram Robben e Ribéry. No entanto, ele tende a ser menos diligente defensivamente, o que lhe dá oportunidades de atacar em momentos de transição. Defendê-lo com a bola é mais difícil. Não acho que Vinicius Jr. possa ser neutralizado, mas é crucial não lhe dar espaço para se movimentar por dentro — escreveu Philipp Lahm ao jornal "The Athletic".

— Empurre-o para fora, sempre em direção à linha lateral — aconselha o ex-jogador.

Outro atacante analisado por Philipp Lahm foi a grande estrela do Barcelona nas semifinais, Lamine Yamal. O ídolo do Bayern se diz impressionado pela capacidade do jovem de tomar decisões rápidas e tocar na bola somente na medida necessária, além de conseguir encontrar os companheiros de equipe com maestria.

— Defendê-lo exige concentração máxima o tempo todo, em todos os lugares, e você precisa ter a capacidade de antecipar seus movimentos também, porque não há tempo para reagir a eles. Ele precisa estar sempre com o pé mais fraco. Não pode ter espaço.

Lahm exemplifica com lances da final da Copa do Rei em que Lamine dá passes para os gols de Pedri e Ferrán Torres. O atacante do Barcelona demonstrou duas habilidades cruciais na visão de Phillip: de atrair os zagueiros na jogada para Pedri e dar passes longos e precisos mesmo com pouco espaço, como foi para achar Torres.

Philipp Lahm também não poupou elogios a Khvicha Kvaratskhelia, estrela do Paris Saint-Germain. Segundo o ex-lateral, o jogador se diferencia pela distância que consegue carregar a bola sem perder a ofensividade e velocidade.

— Ele dá algo a todos os seus times. É a estrela da seleção da Geórgia, mas trabalha e defende com a mesma garra que qualquer um da equipe. Ele é um lutador, tanto ofensivamente quanto defensivamente; está na sua natureza. Imagino que os companheiros de Kvaratskhelia sejam gratos por jogar com ele e que sempre sintam que ele faz parte do time, independentemente do que esteja acontecendo durante as partidas.

Lahm ainda destaca que "a força do trabalho com bola" de Kvaratskhelia pode ser o fator decisivo para que o PSG consiga passar do Arsenal na semifinal da Champions e chegar à decisão como favorito.

O ex-jogador sabe bem das dificuldades de marcar grandes atacantes. No artigo, Lahm relembra as quartas de final da Copa do Mundo de 2010, quando a Alemanha conseguiu parar Lionel Messi com um trabalho coletivo de diminuir as distâncias. Naquela ocasião, os alemãs venceram a Argentina por 4 a 0, com gols de Thomas Müller, Klose e Arne Friedrich.

Philipp Lahm defendeu o Bayern de Munique por 12 anos e conquistou todos os títulos possíveis com a equipe, entre eles oito Bundesligas, uma Champions e um Mundial de Clube. Pela Alemanha, conquistou a Copa do Mundo de 2014. O lateral encerrou a carreira há oito anos, com uma grande despedida do time alemão.

Postar um comentário

0 Comentários