Depois de 246 corridas e dez vitórias na Fórmula 1, o experiente finlandês Valtteri Bottas fez sua última aparição pela Sauber no GP de Abu Dhabi no domingo (8) e não tem vaga no grid para 2025. Foram três temporadas dirigindo os carros da equipe, mas o piloto de 35 anos admitiu que se arrepende de ter assinado com a escuderia (na época, ainda chamada de Alfa Romeo) em 2022.
- Com certeza não (foi um bom contrato). Se eu pudesse voltar três anos atrás, teria ido para outro lugar. Infelizmente, é assim que as coisas são. Foi um grande erro, mas é difícil prever essas coisas com antecedência - disse Bottas, em entrevista ao jornal finlandês "Ilta-Sanomat" antes da prova nos Emirados Árabes Unidos.
A dupla de pilotos da Sauber foi toda trocada para 2025. Além de Valtteri Bottas, o chinês Guanyu Zhou deixa a equipe - uma das vagas abertas ficará com o brasileiro Gabriel Bortoleto, vencedor da Fórmula 2 no último fim de semana e novato na F1. A outra será do experiente alemão Nico Hulkenberg.
Valtteri Bottas teve uma carreira duradoura na Fórmula 1. A estreia aconteceu na Williams em 2012, e o finlandês passou cinco anos na equipe. Em 2017, foi contratado pela Mercedes para substituir o recém-aposentado e campeão Nico Rosberg. Os dez triunfos da carreira foram conquistados dirigindo uma das Flechas de Prata.
- Criciúma é rebaixado e não haverá catarinenses na Série A pela terceira vez na era dos pontos corridos
- Luciano tem sondagens de clubes árabes e pode deixar o São Paulo
- Vojvoda exalta 2024 e Brasileirão do Fortaleza, mas revela: "sabor de queria mais"
- Jungle Fight: Soul Glo provoca Astro da Maldade: "Ele está correndo"
Apesar de nunca ter ameaçado Lewis Hamilton no campeonato de pilotos, Bottas foi importante nas conquistas consecutivas de construtores da Mercedes e terminou em duas oportunidades como vice-líder da temporada. No entanto, foi preterido pelo britânico George Russell em 2022 e assinou com a Alfa Romeo, que neste ano voltou a se chamar Sauber.
Bottas afirmou que a primeira temporada pela nova equipe teve bons resultados, mas reconheceu que os dois últimos anos foram marcados por uma espiral negativa. Em 2024, o finlandês não marcou um ponto sequer e se despediu de forma melancólica ao abandonar a última prova do ano.
- O primeiro ano com o Frédéric Vasseur (ex-gestor da Alfa Romeo e atual chefão da Ferrari) foi muito bom. O espírito de equipe era bom e os resultados foram muito bons. As duas últimas temporadas desde então foram sempre ladeira abaixo.
Conhecido por sua sinceridade, Bottas não poupou as palavras e afirmou que a temporada da Sauber foi péssima. A equipe conquistou apenas quatro pontos no campeonato, obtidos por Zhou no Catar. Na visão de Bottas, os planos traçados junto com Vasseur foram abandonados com a ida do chefão para a Ferrari:
- Essa temporada foi inegavelmente horrível. Em 2022, quando Vasseur e eu definimos os objetivos e como alcançaríamos eles, tínhamos um plano claro. Mas quando ele saiu, todos os objetivos e planos foram descartados. Desde então, tudo ficou realmente mais desafiador - admitiu.
Apesar disso, o experiente finlandês acredita que ainda tem "muito a oferecer" para a Fórmula 1 e crê que este não será seu fim na categoria. O piloto é um dos cotados para assumir a vaga de reserva na Mercedes, já que Mick Schumacher deixou o posto. Além disso, Bottas já declarou interesse em uma vaga na GM/Cadillac, equipe que vai estrear no grid da F1 em 2026.
A ausência de Bottas como piloto titular também marca uma notícia ruim para a Finlândia: o país vai ficar sem um representante na Fórmula 1 pela primeira vez desde 1988. Vale lembrar que três pilotos finlandeses já foram campeões: Keke Rosberg (1982), Mika Hakkinen (bicampeão, em 1998 e 1999) e Kimi Raikkonen (2007).
0 Comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.