Recent in Sports
PFL: Elora Dana vive semana dos sonhos enquanto relembra dificuldades na vida
Figueirense e Ponte Preta se enfrentam pela primeira vez após goleada no Scarpelli
Presidente do Ceará avalia jogo contra Palmeiras na Copa do Brasil
De volta à Libertadores, Mastriani tenta replicar sucesso em torneios continentais com o Botafogo
Lateral ex-Grêmio anuncia aposentadoria
O goleiro Rafael apontou 2025 como possivelmente um ano de grande sucesso para o São Paulo, com foco em títulos e ressaltando que a atmosfera gerada pela torcida do Tricolor durante os jogos da Conmebol Libertadores torna as partidas bastante diferentes e especiais para os atletas.
Ele enfatizou a relevância do mando de campo na competição continental e como a torcida do São Paulo, em particular, cria um ambiente hostil para os adversários.
– A atmosfera começa a ser construída antes mesmo da partida, com a torcida, a casa cheia, nossa chegada, tudo isso provoca uma euforia, um clima bastante positivo que nos beneficia e sabemos que na Libertadores o fator casa, o ambiente, e nossos torcedores têm um grande impacto em campo – comentou Rafael.
O goleiro afirmou que, apesar disso, é fundamental manter uma elevada concentração durante o jogo para não conceder oportunidades ao rival, uma expectativa enfatizada pelo técnico Luis Zubeldía.
– Durante a partida, meu foco é tão intenso que acabo me concentrando bastante, e quando a equipe está no ataque, necessito estar ainda mais atento para organizar o time, de modo que estejamos prontos para um possível contra-ataque. Como goleiro, que vê o jogo de frente, temos a função de direcionar toda a equipe, e o Zubeldía me cobra bastante nesse aspecto – acrescentou o jogador.
Nesse contexto, o goleiro do Tricolor expressou confiança no atual grupo em busca de "altas conquistas", observando que para um atleta deixar sua marca na história de um clube como o São Paulo, é imprescindível conquistar títulos.
– Nossa expectativa é vencer títulos este ano. Sabemos o quanto é gratificante para nós vestir a camisa do São Paulo, mas também temos plena consciência da responsabilidade que isso implica, pois representar o São Paulo é algo extraordinário. Contudo, temos que entregar resultados e conquistar títulos, pois é assim que fazemos os torcedores felizes. Portanto, estamos esperançosos em conquistar títulos este ano para alegrar nossos torcedores e concretizar o êxito de um trabalho baseado em conquistas e troféus – afirmou o camisa 23.
Rafael também comentou sobre como as recentes alterações na estrutura tática e na forma de jogar do São Paulo influenciam seu desempenho, destacando a flexibilidade da equipe.
– Atualmente, temos dois esquemas que podemos implementar, seja desde o início ou durante uma partida, que são o 4-4-2 e o 3-5-2. É claro que ter o time mais adiantado nos ajuda em jogadas de bola parada. Não sei a porcentagem exata de gols que ocorrem em jogadas de bola parada no futebol atualmente, mas tenho certeza de que é um número elevado de partidas decididas dessa maneira, e trabalhamos muito esse aspecto, precisando estar sempre vigilantes, tanto defensivamente quanto ofensivamente – ressaltou o goleiro.
Por último, o atacante do time tricolor fez uma analogia entre suas duas paixões: o futebol e a aviação, aproveitando a oportunidade para expressar todo seu amor pelo São Paulo, comparando o clube ao seu avião favorito. Ele também enfatizou que a equipe ainda está em estágio de decolagem e tem muito a desenvolver ao longo da temporada.
– Eu diria que é o Boeing 777, que é o meu avião preferido, sou muito fã desse modelo, assim como sou apaixonado pelo São Paulo, portanto, escolheria esse.
– Acredito que estamos em um processo de evolução, uma ascensão; temos melhorado bastante, viemos de uma pré-temporada curta e usamos o Paulistão para ir ajustando as coisas. Ao longo do ano, haverá mais situações que iremos aperfeiçoar, devido ao calendário apertado com muitos jogos. No entanto, tenho confiança de que estamos em plena ascensão e espero que possamos conquistar grandes feitos ainda – completou o jogador.
O São Paulo enfrentará o Alianza Lima na Conmebol Libertadores na próxima quinta-feira às 21h30 (horário de Brasília), e tem como objetivo alcançar a quarta partida consecutiva sem sofrer gols, uma tarefa que depende em grande parte do goleiro Rafael.
0 Comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.