Header Ads Widget

Formato da Série C abre chance para recorde de dérbis em um ano desde 1985

*Deixe seu comentário e sua reação.*
Recent in Sports
Com Sinner suspenso, Alcaraz desabafa sobre disputa pelo top 1
Verstappen brinca sobre a McLaren: "Naquele carro, vocês nem me veriam mais"
Conselho Deliberativo e Fiscal do Flamengo-PI alega irregularidades em edital de processo eleitoral
Drugovich vai pilotar Aston Martin em treino do GP do Bahrein
Estrela do basquete pode ter visto negado nos Estados Unidos

Guarani e Ponte Preta afinam os últimos detalhes para a disputa da Série C do Brasileiro. Essa será a primeira vez que os dois clubes vão se enfrentar na terceira divisão na centenária rivalidade do futebol campineiro.

A competição também abre chance um recorde de dérbis na mesma temporada desde 1985, quando Macaca e Bugre se encontraram em quatro oportunidades.

Vale lembrar que em 2021 também foram quatro confrontos, mas um deles disputado pela Série B de 2020 - o atraso se deu em razão dos adiamentos causados pela pandemia.

Os dérbis de 1985 foram disputados por duas competições diferentes. No primeiro turno do Paulistão, a Ponte venceu em pleno Brinco de Ouro por 3 a 0, mas o Guarani descontou e venceu o returno do estadual no Moisés Lucarelli por 2 a 1.

Já os dois jogos do Brasileirão ficaram empatados: 1 a 1 no estádio alviverde e empate sem gols na casa alvinegra.


Na atual temporada, os rivais campineiros se encontraram no Paulistão. A edição 209 do clássico terminou com vitória da Macaca por 2 a 0 e muitas reclamações do lado bugrino sobre a arbitragem de Raphael Claus.

O próximo encontro, o dérbi 210, está novamente marcado para o Moisés Lucarelli, palco do último jogo. O jogo, válido pela primeira fase da Série C, está previsto para agosto - a CBF ainda vai detalhar data e horário.

Mas e os outros jogos para chegar no recorde de 85?

A única forma de alcançar a marca de quatro dérbis na mesma temporada, assim como foi em 1985, é com os dois times avançando para a segunda fase da Série C. Vale lembrar que os 20 participantes da competição se enfrentam em turno único na primeira fase. Os oito melhores avançam, enquanto os quatro últimos caem para a Série D.

Já na segunda fase, são dois grupos com quatro times cada (1º, 4º, 5º e 8º de um lado; 2º, 3º, 6º e 7º do outro). As equipes jogam dentro das chaves em turno e returno, com os dois melhores de cada grupo conquistando o acesso à Série B de 2026. Neste cenário, portanto, os dérbis só vão existir na segunda fase se os dosi rivais estiverem na mesma chave.


Os líderes de cada grupo vão para a final decidir o título, com o acesso previamente garantido.

Dos 209 clássicos disputados desde 1912, o Guarani venceu 71 deles contra 68 da Ponte Preta, além de 69 empates. Um resultado é desconhecido - justamente o primeiro encontro na história entre os rivais.

A trajetória do futebol campineiro na Série C de 2025 começa no sábado, quando a Macaca visita o Figueirense, no Orlando Scarpelli, às 16h. Já o Bugre entra em campo no domingo, também às 16h, contra o Maringá, no Brinco de Ouro.

Postar um comentário

0 Comentários