A McLaren encerrou um longo jejum de 26 anos e voltou a conquistar o campeonato de construtores pela nona vez em sua história após o GP de Abu Dhabi realizado no último fim de semana. Agora, a equipe assumiu que a abordagem para o ano que vem vai ser mais agressiva na tentativa de melhorar o desempenho e brigar também pelo campeonato de pilotos.
Depois de terminar com o vice de Lando Norris e a quarta colocação de Oscar Piastri, o foco da McLaren para a próxima temporada é disputar ambos os campeonatos. Para isso, a equipe está pronta para inovar no desenvolvimento do carro, de acordo com Zak Brown, CEO da escuderia.
- Vamos entrar no próximo ano com força total. Acho que estamos com uma mentalidade diferente agora em termos de confiança da equipe e do grau de coragem que a equipe está preparada para assumir no desenvolvimento do carro do próximo ano - afirmou Brown.
A próxima temporada vai marcar o último ano sob o atual regulamento antes das grandes mudanças esperadas para 2026. Mesmo assim, o dirigente disse que o time papaia não vai ficar parado e projetou as evoluções que são esperadas para o carro do ano que vem.
- Cara nova no Sampaio, Galvão revela busca de Surian por solidez defensiva
- Botafogo-SP negocia com volante Gabriel Bispo, ex-Guarani e Paysandu
- De esquecido no Paulista a titular absoluto: Matheus Bidu celebra volta por cima do Corinthians
- Sem jogar há quase nove meses, Luan avalia propostas e cogita aposentadoria aos 31 anos
A McLaren deu um enorme salto de competitividade neste ano, principalmente depois das atualizações levadas para o GP de Miami – primeira corrida vencida por Norris. E apesar de ter o melhor carro durante boa parte da temporada, cometeu alguns erros que custaram pontos valiosos para o time.
Brown aproveitou para comentar sobre o assunto e admitiu que o time de Woking não estava pronto para assumir o protagonismo da disputa. Mas com a experiência de voltar a competir na frente, o CEO prometeu que a abordagem será diferente a partir de agora.
- Quase não estávamos mentalmente preparados. Não estávamos despreparados, mas simplesmente não entramos com essa mentalidade que temos agora. Acho que estaremos muito mais preparados no próximo ano, porque acho que entramos neste ano pensando que nem em um milhão de anos estaríamos onde estamos - explicou o dirigente.
O dirigente de 53 anos fez questão de elogiar a concorrência e destacou Mercedes, Ferrari e RBR como possíveis adversárias em 2025. Ainda assim, Brown reforçou a confiança em sua atual dupla de pilotos para disputar ambos os títulos. Vale destacar que a última conquista no mundial de pilotos veio pelas mãos de Lewis Hamilton em 2008.
- Acho que entraremos no próximo ano sabendo o quanto será difícil, mas querendo vencer os campeonatos mundiais de pilotos e de construtores. Este ano foi: 'vamos ficar entre os três primeiros e ver se conseguimos a primeira vitória para o Lando'. Já passamos dessa fase. Agora, temos dois pilotos que podem competir pelo campeonato mundial e vamos tentar vencer os dois - finalizou.
A McLaren finalizou o campeonato com 666 pontos, apenas 14 tentos a mais que a Ferrari. Com seis vitórias conquistadas – quatro a favor de Norris e duas para Piastri – esta foi a temporada com mais triunfos desde 2012. Agora a F1 faz uma pausa e volta a acelerar de forma oficial em março com o GP da Austrália na abertura da temporada.
0 Comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.