- Recent in Sports
- Palmeiras já venceu mata-mata e eliminou Corinthians nos pênaltis na casa do rival
- Circuito das Estações 2025: confira os percursos da Etapa Outono
- Escalação do Palmeiras: Gustavo Gómez e Paulinho avançam em recuperação
- Escalação do São Paulo: Calleri treina no campo no início da semana de estreia no Brasileiro
- Mirando se firmar no Remo, Janderson destaca características e comemora retorno do Parazão
Além de ter contribuído para que o Corinthians evitasse o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2024, Ramón Díaz conta com outra conquista em sua passagem pelo Timão: sob sua liderança, a equipe conseguiu neutralizar um "fantasma" conhecido como Abel Ferreira, o treinador do Palmeiras, oponente na final do Campeonato Paulista, marcada para as 21h35 desta quinta-feira, na Neo Química Arena.
Desde que o português assumiu o rival em 2020, ele se tornou um adversário instigante. Desde sua estreia em Dérbis, com uma expressiva vitória de 4 a 0 do Palmeiras em 2021, no Campeonato Brasileiro de 2020, Abel Ferreira acumulou sete triunfos, cinco empates e apenas uma derrota antes de se deparar com Ramón Díaz.
A única derrota nesse período ocorreu no Campeonato Brasileiro de 2021, quando o Timão triunfou por 2 a 1 em Itaquera, com dois gols anotados por Róger Guedes. Sylvinho era o treinador na ocasião. Durante esse intervalo, Abel Ferreira enfrentou seis diferentes técnicos (Vagner Mancini, Sylvinho, Vítor Pereira, Fernando Lázaro, Vanderlei Luxemburgo e António Oliveira), além do interino Danilo, antes de se confrontar com Ramón Díaz. Apenas Cuca e Mano Menezes não tiveram a oportunidade de enfrentar o português.
Contra os antecessores do argentino, o português do Palmeiras chegou a permanecer invicto em oito Dérbis. Foram três anos sem derrotas para o Corinthians, até a chegada da família Díaz.
Com Ramón no comando, o Timão conquistou duas vitórias e um empate nos três clássicos enfrentados contra o Verdão. Nesse período, a equipe sofreu apenas um gol, proveniente do confronto que terminou em 1 a 1 no Allianz Parque, na fase inicial do Paulistão deste ano.
A primeira vitória do argentino sobre o rival europeu aconteceu na Neo Química Arena. Enfrentando pressão na luta contra o rebaixamento, o Timão venceu o adversário, que lutava pelo título, por 2 a 0, com gols de Rodrigo Garro e Yuri Alberto, o que impulsionou a equipe no Brasileirão para finalizar a temporada de maneira favorável.
O segundo resultado positivo foi na primeira decisão do Paulistão, onde o gol de Yuri Alberto garantiu a vitória por 1 a 0 no Allianz Parque, fazendo com que o Corinthians jogue por um empate diante de sua torcida em Itaquera para conquistar o título.
Caso o resultado seja favorável e o título seja alcançado, os torcedores poderão confirmar que a atual comissão técnica finalmente conseguiu desvendar o "fantasma" que assombrava os clássicos desde a chegada de Abel Ferreira ao Verdão.
São 90 minutos para transformar de forma definitiva o cenário recente dos Dérbis.

0 Comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.