Header Ads Widget

Samir Xaud é candidato para suceder o pai na presidência da Federação Roraimense de Futebol


A era Zeca Xaud na Federação Roraimense de Futebol está perto do fim. Com mandato até 2026, o atual presidente deve ter o filho Samir Xaud como sucessor a partir de 2027. Uma eleição com cerca de dois anos de antecipação para definir o próximo mandatário da FRF tem Samir como candidato único e será realizada na quarta-feira (15), em Boa Vista.
Com apoio da maioria - 9 de 10 clubes filiados -, a chapa única encabeçada por Samir Xaud, filho do atual presidente Zeca Xaud, deve ser eleita na quarta-feira para o quadriênio 2027-2030. Somando os dois períodos em que foi mandatário, Xaud tem 40 anos como presidente da Federação Roraimense de Futebol. (Entenda abaixo).


Normalmente, as eleições da Federação Roraimense de Futebol acontecem no mês de janeiro seguinte ao fim da gestão anterior. Portanto, a partir da eleição, o presidente eleito já assume o mandato.

Desta forma, é dito que a eleição da próxima quarta-feira acontece com dois anos de antecipação. Caso seguisse o rito habitual, a próxima eleição aconteceria em janeiro de 2027.

Até o ano passado, antecipação de eleição não era possível. Porém, em novembro de 2024, houve uma mudança no estatuto que prevê essa possibilidade de realizar as eleições da Federação mesmo em meio a um mandato vigente que, no caso, é o de Zeca Xaud, para o quadriênio 2023-2026.

Somando as duas passagens, a atual e uma na década de 1980, Zeca Xaud tem 39 anos como presidente da Federação Roraimense de Futebol. Ao completar o mandato em 2026, completará exatos 40 anos a frente da entidade.

Perfil de Samir Xaud

Samir de Araújo Xaud tem 40 anos de idade e nasceu em Boa Vista. Ele é casado e médico especialista em infectologia e medicina esportiva. Samir é empresário proprietário de um centro de treinamento que oferta diversas atividades voltadas à vida fitness, bem-estar e saúde.

Samir tentou por duas oportunidades a vida pública através da política. Em 2018, foi candidato a deputado estadual pelo PV e recebeu 2.069 votos. Nas Eleições 2022, o médico infectologista foi candidato a deputado federal pelo MDB e recebeu 4.816 votos.


Em 2022, uma empresa em que Samir Xaud foi sócio, também atuou em prol dos clubes de futebol do estado, com serviços médicos a profissionais a partir de um contrato firmado com a Confederação Brasileira de Futebol.

Desde o ano passado, Samir Xaud tem atuado como gestor da FRF, contribuindo no crescimento e desenvolvimento do futebol roraimense. No primeiro campeonato roraimense profissional em que trabalhou na organização, em 2024, Samir trouxe empresas e o poder público, tanto o governo estadual como municipal, para dentro da competição.

As parcerias renderam investimento dentro e fora de campo, além de articulações junto à CBF, que permitiram que o Campeonato Roraimense do ano passado tivesse naming rights, placas de publicidade ao redor do campo, premiação em dinheiro e a inédita utilização do árbitro de vídeo (VAR) nas finais do torneio.

Postar um comentário

0 Comentários