- Recente em Sports
- Sergio Ramos é expulso após cotovelada e chute em adversários e levanta polêmica no México
- Barbieri vê Athletico prejudicado com pênalti não marcado diante do Maringá
- Ramón Díaz muda para o 4-2-3-1 e Corinthians neutraliza o Palmeiras na primeira final
- Bruno Pivetti confia na virada do Operário-PR diante do Londrina
- Marciano se despede do Comercial e diz que clube precisa de união e gestão profissional
O Campeonato Brasileiro começa no próximo dia 29 de março. São duas semanas, durante a pausa para a Data Fifa, que Mano Menezes tem para fazer ajustes no time e corrigir erros que culminaram na perda do Cariocão. Veja cinco pontos importantes a serem trabalhados:
Integrar Lezcano ao time
Essa missão tem um dificultador: o paraguaio está convocado pela seleção para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo. Ele já se apresentou, treina com a albirroja e não estará com o elenco nos próximos dez dias.
Ainda assim, trabalhar as movimentações e preparar o time para a entrada de Lezcano é essencial para a estreia do Brasileirão. Ele foi contratado recentemente para disputar posição com Ganso, que ainda se recupera de um procedimento cardíaco e não estará à disposição na primeira rodada.
A ausência de um meia central criativo foi a causa primordial da dificuldade do Fluminense em trabalhar a bola e criar chances contra o Flamengo. Ter o paraguaio, que já está no Rio há duas semanas treinando com o grupo, será essencial para uma boa arrancada enquanto o camisa 10 finaliza a recuperação.
Definir parceiro de Thiago Silva
A formação da zaga foi um ponto de atenção no começo da temporada. Thiago Silva é titular absoluto e líder do time. Ao lado dele, Thiago Santos e Ignácio já atuaram, mas ambos sofreram críticas da torcida pelo desempenho nos clássicos contra Botafogo e Flamengo, respectivamente.
Freytes é a outra opção e foi pedido direto da comissão técnica por um zagueiro canhoto que tenha qualidade na saída de bola. O argentino seria titular no segundo jogo da final, caso não estivesse suspenso por expulsão, especialmente na ausência de Fuentes.
O lateral sofreu uma lesão de grau 2 no músculo reto femoral da perna esquerda e deve ser desfalque por pelo menos um mês. Com Renê por ali, a alternativa por Freytes ganha força para auxiliar na saída de bola e na cobertura pelo setor.
Recuperar Ganso
A recuperação de Ganso é tratada com muito cuidado internamente no clube, e as duas semanas sem jogos serão essenciais para isso. O jogador teve uma leve miocardite diagnosticada no começo da temporada e precisou passar por um procedimento na última sexta-feira.
A tendência é que ele volte a treinar na sexta e continue o processo de condicionamento que vinha fazendo, separado do elenco. Segundo nota oficial do clube, ele deve estar à disposição para a segunda rodada do Brasileirão, no final de semana do dia 6 de abril.
Criar alternativas de saída de bola
O desafio de enfrentar o Flamengo é, hoje, um dos mais difíceis da América do Sul. Escapar da pressão gerada pelos comandados de Filipe Luís na saída de bola não é fácil. E o Fluminense mostrou em duas partidas que não tinha alternativas para isso.
Ainda que boa parte dos times do Brasileirão não consiga fazer um trabalho tão bem coordenado, é preciso ter opções nas movimentações para quando o adversário conseguir sufocar. Ou até mesmo para os novos confrontos que vão acontecer no Brasileirão e, eventualmente, na Copa do Brasil.
Definição na lateral direita
Mano Menezes tem uma disputa aberta no time titular: quem deve iniciar na lateral direita? O treinador vem alternando entre Samuel Xavier e Guga nas últimas partidas. Os dois têm características diferentes, mas não necessariamente as mudanças foram feitas por esse motivo.
Contra Águia de Marabá e Flamengo, o treinador usou a mesma escalação, com Arias na ponta e Lima pelo meio, e mudou o jogador que utilizou na lateral. Primeiro Guga e depois Samuel. A preferência parece ser pelo veterano quando utiliza Arias aberto. Mas o mais jovem tem melhor desempenho defensivo e chega mais à linha de fundo.

0 Comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.