O goleiro Mycael pegou o primeiro pênalti pelo Athletico como profissional, defendendo a cobrança de Arias, no 1 a 1 com o Fluminense, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um feito que o jogador estava acostumado a fazer na base, mas que se cobrava para fazer no time principal.
Em entrevista coletiva, Mycael revelou que estava incomodado com isso desde a disputa de pênaltis com o Vasco, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, ele não conseguiu defender nenhuma das cobranças, e o Furacão acabou eliminado. O jogo marcou o início da sequência do goleiro como titular no Athletico.
– Eu sempre tive uma história na seleção, de pegar pênalti, e após o jogo contra o Vasco eu me cobrei bastante, procurei trabalhar dia a dia para poder ter esse momento. Muito feliz por esse pênalti defendido [contra o Fluminense] e por ter ajudado minha equipe dentro de campo – disse o goleiro em entrevista coletiva.
Mycael pegou o pênalti de Arias aos 40 minutos do primeiro tempo, quando o Athletico vencia por 1 a 0. O atacante do Fluminense bateu à meia altura, e o goleiro conseguiu fazer a defesa, ficando depois com a bola no rebote em novo chute de Arias.
Bagagem em pênaltis na seleção
Aos 20 anos, o goleiro já tem na bagagem um histórico de destaque pelas seleções brasileiras de base, onde conseguiu brilhar com defesas de pênalti em momentos importantes.
No fim de 2023, Mycael foi decisivo recentemente na conquista do ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Contra o Chile, na final, após 1 a 1 no tempo normal, ele defendeu a cobrança de Villagra e ainda converteu a última do Brasil, decretando a vitória nos pênaltis.
Quatro anos antes, em 2019, Mycael tinha brilhado em outra decisão por pênaltis com a camisa da seleção. No Sul-Americano Sub-15, contra a Argentina, na final, ele defendeu a penalidade máxima chutada por Lucas Romero e virou o herói do dia.
Momento no Athletico e referências
Mycael assumiu como titular do Furacão em setembro e já soma 17 jogos na meta, ganhando assim a primeira sequência como profissional. Antes, ele tinha feito outras duas partidas saindo do banco.
O camisa 41 do Athletico vem vivendo boa fase, com atuações de destaque nos últimos quatro jogos, contra Atlético-MG, Atlético-GO, Bahia e, agora, Fluminense.
- Estou amadurecendo a cada partida. Eu agradeço muito a Deus por estar vivendo esse momento na minha vida, na minha carreira, por estar tendo essa sequência de jogos. A cada minutagem, você vai tendo mais confiança, vai jogando mais solto. Hoje fui mais uma vez feliz, fazendo uma grande partida, fui feliz ali pegando o pênalti.
Questionado sobre quais goleiros são as referências na posição, inclusive se tratando em pênaltis, Mycael cita três nomes que passaram pelo Athletico: Bento (atualmente no Al-Nassr, da Arábia Saudita), Santos (hoje no Fortaleza) e Weverton (do Palmeiras).
– São goleiros criados aqui dentro mesmo, são as minhas referências como goleiro, e grandes pegadores de pênaltis também – finalizou.
O Furacão encara agora o Bragantino, na quinta-feira, às 20h (de Brasília), novamente na Ligga Arena, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Na última rodada, o Rubro-Negro pega o Atlético-MG, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em local a definir.

0 Comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.