Max Verstappen sabe que seu estilo de direção arrojado - por vezes, até demais - não cai no gosto de todos os pilotos do grid. Depois de algumas polêmicas na última temporada, especialmente contra o britânico Lando Norris, o holandês se defendeu de críticas em entrevista ao site oficial da Fórmula 1 e admitiu que algumas manobras acabam sendo "questionáveis", mas afirmou que sabe o que faz. Para o tetracampeão, o que importa é vencer.
- Tiveram corridas difíceis, manobras e momentos questionáveis, mas sei o que estou fazendo, estou totalmente no controle. Às vezes, com um pensamento por trás disso, é claro. Estou bem no controle do que executo na pista. Às vezes é necessário. Eu vou fazer tudo o que eu posso para ganhar, odeio perder. Posso aceitar quando alguém faz um trabalho melhor, mas não é legal perder - afirmou Verstappen.
Esta não é a primeira vez que Verstappen se defende publicamente ao falar de seu estilo de pilotagem. Pouco depois do término da temporada de 2024, o piloto da RBR disse que os críticos não possuem "a mentalidade de um campeão mundial" e que, às vezes, é necessário cruzar a linha do limite.
O atual campeão da Fórmula 1 se envolveu em duas disputas marcantes com Lando Norris em 2024. A primeira aconteceu no GP dos Estados Unidos: o piloto da McLaren caiu para o quarto lugar e colou em Max na reta final, mas o holandês fechou o cerco e os dois saíram da pista em uma curva. Lando já estava à frente do rival, não devolveu a posição e acabou sofrendo 5s de punição.
Os dois voltaram a se encontrar na pista na prova seguinte, no México. Depois de sofrer ultrapassagem de Carlos Sainz, Verstappen novamente se viu ameaçado por Norris. O inglês chegou perto dele e já tinha parte do carro à frente na curva 4; Max, porém, o impediu e levou a McLaren para fora da pista.
Lando teve que cortar caminho pelo gramado e por isso, foi facilmente superado pelo rival na curva 8; o holandês ainda bateu na roda dianteira esquerda dele, fazendo com que os dois saíssem da pista de novo. Pelas manobras, Verstappen sofreu duas punições de 10s cada. Max disse não se arrepender.
Mas o estilo e a consistência de Verstappen têm dado resultados.
- Eu não sinto que tenho quaisquer fraquezas - e eu nunca vou admitir uma, de qualquer forma! Mas sempre tenho a mente aberta pois sei que sempre posso ser melhor, mas sei que é muito difícil. Eu sei que em um fim de semana alguém pode ter uma performance inacreditável, mas isso é sobre como manter performances muito boas durante o ano inteiro.
Recorde não é preocupação
Verstappen também foi questionado sobre a possibilidade de bater o recorde de sete títulos mundiais, dividido atualmente por Michael Schumacher e Lewis Hamilton neste momento. Apesar de ter 27 anos e muita lenha para queimar na Fórmula 1, o holandês acredita que esta não é uma preocupação e que não pretende ficar na categoria para sempre. Apesar disso, admite que atingir o feito seria especial.
- Seria incrível (bater o recorde), mas não é necessário. Sei que não posso fazer isso (competir) para sempre. Eu amo correr, competir no mais alto nível contra muitos pilotos incríveis, mas vai chegar um dia em que eu vou querer relaxar mais. Você só vive uma vez. Quando você está no fim dos seus 30, início dos 40 anos, seu corpo está naturalmente um pouco em declínio. Claro que eu posso passar esse período na F1, mas quero fazer outras coisas. Eu quero maximizar minha vida nesse planeta - avaliou.
O tetracampeão tem contrato com a RBR até 2028 e afirmou que está "amando" a estadia na equipe. No entanto, ainda não definiu qual será seu futuro na categoria e já afirmou em várias oportunidades que considera a hipótese de se aposentar ao término do vínculo.
0 Comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.