Um dos circuitos mais tradicionais da F1, Spa-Francorchamps, está garantido na categoria até 2031 em mais quatro edições do GP da Bélgica. A categoria renovou o contrato com a etapa, que passa a ser bianual a partir de 2027. A pista belga já recebeu a categoria em 57 ocasiões das 69 visitas ao país europeu e seguirá no calendário em 2026, 2027, 2029 e 2031. A edição de 2025 será em 27 de julho.
- O GP da Bélgica foi uma das corridas que compuseram o nosso primeiro campeonato em 1950, portanto, ao iniciarmos o ano do nosso 75º aniversário, é apropriado compartilharmos a notícia dessa importante extensão. Spa-Francorchamps é elogiada por pilotos e fãs como uma das melhores pistas do mundo e foi palco de momentos incríveis. Nos últimos anos, ela passou por um trabalho significativo para melhorar as instalações e a experiência geral dos fãs, e eu gostaria de prestar homenagem ao promotor e ao governo da Valônia por sua dedicação e apoio - celebrou Stefano Domenicali, presidente da F1.
A Bélgica é uma das poucas pistas presentes na F1 desde a fundação da categoria em 1950. Spa, com seus 7,004 km de extensão, é o maior circuito do atual calendário e reconhecido por suas longas retas, curvas desafiadoras e elevações - dentre eles, a mítica Eau Rouge.
O circuito passou por reformas recentes, com investimento que chegou a 80 milhões de euros.
Outra medida importante aplicada foi a ampliação dos pontos de escoamento da pista, já que a chuva se tornou um grande problema para a etapa, sobretudo após a interrupção da edição 2021 do GP da Bélgica com só uma volta válida e quase quatro horas de suspensões. O mau tempo também causou dor de cabeça em 2022 e 2023.
A chuva ainda protagonizou uma recente discussão, após a morte do adolescente Dilano Van'T Hoff, na etapa de 2022 da Formula Regional Europeia (FRECA) em Spa. Mas apesar dos apelos de pilotos como Max Verstappen e Lance Stroll, porém, não foram sinalizadas novas mudanças na pista.
O atual vencedor da etapa é Lewis Hamilton, originalmente segundo colocado na corrida vencida em 2024 pelo seu ex-colega da Mercedes George Russell. O jovem britânico, porém, foi desclassificado por uma irregularidade técnica e a vitória passou para o veterano, atual piloto da Ferrari.
O heptacampeão é o segundo maior vencedor da pista com cinco triunfos, empatado com seu ídolo, o tricampeão Ayrton Senna. Quem lidera o ranking é MIchael Schumacher, dono de seis conquistas.
0 Comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.